Variedades

Temperatura cai, umidade do ar sobe e chega a 85%; pode chover em Cuiabá

No sábado a umidade relativa do ar pode chegar a 98%. São previstas pancadas de chuva para o domingo, o que colocaria fim ao longo período de estiagem que atinge a capital há 67 dias.

Cuiabá amanheceu com o clima mais fresco e os termômetros marcando 20 graus às 6 horas da manha nesta terça-feira (9). Nesta quarta a tendência é de queda na temperatura. Com o céu nublado, a umidade relativa do ar, na capital, que na segunda-feira (8) marcava 30% subiu para 85% segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que prevê que a máxima não passe de 34 graus.Conforme o Inpe, a trégua do clima de calor

intenso deve continuar e a temperatura deve seguir amena até a próxima terça-feira (16). Já sites especializados em previsão climática, como o Clima Tempo, divulgam a probabilidade de chuva, que pode ocorrer no sábado (13), quando a umidade relativa do ar pode chegar a 98% e também no domingo (14), quando são indicadas pancadas de chuva pela manhã, colocando um fim ao longo período de estiagem que atinge Cuiabá há 67 dias.

A previsão climática divulgada pelo Inpe só aponta como ficaria o tempo na capital e demais regiões até esta quinta-feira (11), mas no Clima Tempo as análises apontam a possibilidade de chuvas frequentemente a partir do dia 19. Na semana que vem a umidade do ar segundo previsão fica em torno de 75%

Para esta semana a previsão do site Clima Tempo é que a umidade do ar continue alta atingindo os 98% no próximo sábado (13). Há previsão de chuva a partir do próximo domingo (14) onde devem ocorrer pancadas de chuva de manhã.

A última chuva registrada em Cuiabá foi no dia 3 de junho que atingiu a marca de 7,2 milímetros, desde então a população cuiabana tem sofrido os efeitos do tempo característico do fim de inverno.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Umidade Relativa do Ar ideal é de 60%. Entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa estado de atenção. Abaixo de 20% estado de alerta e quando atinge 12% entra em estado de emergência.

Aninciado nesta segunda-feira (08), o ‘refresco’ que atinge a capital agradou aos internautas, que têm mostrado satisfação com a alta da umidade relativa do ar, recebida como um alívio.

fonte

Tags
Mostrar +

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close