• 14 de outubro de 2019

Unimed Cuiabá realiza hoje a noite a palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”

O Núcleo de Medicina Preventiva, o Viver Bem, e as Clínicas Unimed Cuiabá, realizam hoje, a partir das 19h, a palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência” com a psiquiatra Luana Peres Frick. O evento é gratuito e exclusivo para beneficiários e ocorre no auditório da Cooperativa, na Rua Barão de Melgaço nº 2761.

O local do evento foi alterado em razão do grande número de pessoas que se inscreveram para participar da ação que integra a campanha “Aquarela da Saúde – Setembro Amarelo”. Clique AQUI para se inscrever.

De acordo com o psiquiatra Pedro Balata, médico que atua nas Clínicas Unimed, o assunto é de especial importância para profissionais de saúde e da educação, apesar de não se restringir a eles.  “Essa campanha é nacional e mobiliza a sociedade para discutir a prevenção ao suicídio. A nossa intenção é promover um momento de debate para trazer informações a respeito do suicídio e dos temas relacionados, como a depressão. Vamos mostrar que há prevenção, tratamento e que as pessoas podem receber ajuda antes de uma tentativa de tirar a própria vida”, destacou o médico.

O tema da automutilação foi escolhido por conta do aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. Para Pedro Balata, ocorrências dessa natureza devem ser compreendidas como um sinal de que algo não vai bem.

“A automutilação pode mascarar algum tipo de transtorno mental, como a depressão, por exemplo. O indivíduo está em um sofrimento mental tão grande que uma das maneiras que ele tem para expressar esta dor é através de um sofrimento físico, autoprovocado. Sintomas como esses jamais devem ser ignorados, porque podemos estar diante de um transtorno mental grave, com risco suicida”, alertou o especialista.

SERVIÇO

O que: palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”. Evento exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá.

Quando: Hoje, 26 de setembro, às 19h.

Onde: No auditório da Unimed Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço nº 2601.

Rufando Bombo

Matéria anterior

“Mui representantes do povo” saiba quem foram os 4 Deputados Federais que votaram pela continuidade da cobrança de bagagens em voos

Próxima matéria

Por indícios de “Caixa 2” MP Eleitoral reforça pedido ao TRE para cassar o mandato de Janaina, defesa contesta via Nota

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *