• 13 de dezembro de 2019

Projeto cria Dia Municipal de Combate e Prevenção da Microcefalia

Esta tramitando na Câmara Municipal de Cuiabá um projeto de lei de autoria do vereador Lilo Pinheiro (PDT) que institui o dia 29 de abril como Dia Municipal de Combate e Prevenção da Microcefalia. A proposta já passou pelo crivo das Comissões Permanentes do Parlamento Municipal, e foi aprovado pelo plenário em primeira votação na sessão plenária desta quinta-feira, dia 17.
“O nosso objetivo e conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre esta má formação, bem como a disseminar o conhecimento específico sobre este assunto, tratando de vacinação contra as doenças que a causam, e estímulos ao acompanhamento pré-natal rigoroso”, explicou o parlamentar.
A microcefalia ocorre quando a criança nasce com o crânio bem menor que o normal. Em geral, nesses casos, a cabeça da criança mede 32 centímetros ou menos.
As causas da microcefalia são, em grande parte, por infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, considerado o período de maior risco. Outro causador  que, inclusive motivou o Ministério da Saúde a declarar estado de emergência, foi a proliferação do Zica Virus, transmitido a partir do mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegipt.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá/ FOTO SECOM

Rufando Bombo

Matéria anterior

Deputado bolsonarista sai em defesa do Presidente “Bivar acha que manda no partido, e não manda”

Próxima matéria

Teleofobia, esse medo de fazer planos causa mais problemas do que você imagina

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *