Politica

Com a presença do prefeito “matrículas web 2017’’ começam nesta segunda dia 23

Prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Educação, Mabel Strobel, apresentaram à imprensa e aos servidores da rede municipal de Educação Infantil, na manhã desta sexta-feira (20), todo o aparato e o passo a passo de como vai funcionar o processo de Matrículas Web 2017 na Capital, a partir da próxima segunda-feira (23).

O prefeito destacou que as Matrículas Web foram um de seus primeiros atos e determinações após tomar posse no cargo. “Em minha primeira entrevista como gestor falei que não iríamos mais permitir que pais acampassem em filas nas portas das creches em busca de vagas. Isso é desumano, é um desrespeito ao cidadão, ao pai de família e aos seus filhos”, afirmou.

Ele ponderou ainda que o município não tem condições de atender toda a demanda, que atualmente corresponde a 8 mil crianças na idade creche (zero a três anos) em Cuiabá. Entretanto, ele pontuou que as mais de 3 mil vagas ofertadas já atenderão uma grande parcela e ainda de forma humanizada. “O mínimo que posso fazer, como gestor preocupado com a vida das pessoas, é garantir a humanização, carinho e respeito na solicitação de matrículas e na volta às aulas”, ponderou.

A secretária Mabel Strobel destacou que o modelo de Matrículas Web é inédito e esta ação vai estabelecer um marco na inclusão, acolhimento e qualidade da Educação Pública de Cuiabá.

Para overeador eleito Abílio Júnior, a nova ferramenta vai redefinir a forma como a população que necessita do ensino municipal é tratada. “Como arquiteto e urbanista, afirmo que a cidade foi feita para o cidadão e não o contrário. Sendo assim, é natural que ela deva se moldar às necessidades das pessoas que aqui vivem. Filas em portas de creches precisam acabar, pois é responsabilidade do poder público oferecer dignidade ao pai de família que busca um ensino de qualidade para seu filho”, reforçou.

O parlamentar também elogiou a iniciativa do prefeito e da secretária da pasta de Educação em tomar esse passo ousado, respeitando a população e assegurando um ensino público de qualidade.

 

Como vai funcionar

A partir da próxima segunda-feira, pais, mães, ou responsáveis poderão acessar de sua casa, trabalho ou Lan House o site da Prefeitura de Cuiabá, fazer o cadastro e solicitar a matrícula da criança. Serão ofertadas 3.700 vagas para crianças de zero a cinco anos nas 51 creches e 17 CMEI de Cuiabá.

Caso haja dificuldades em fazer este procedimento ou o interessado não tenha acesso a computador e internet, ele pode se dirigir a uma das sete Estações de Acesso. Esses espaços contarão com dez computadores disponíveis em cada unidade para o uso do público. Além disso, dez servidores estarão disponíveis nos locais, aptos para auxiliar na realização da inscrição.

A secretária Mabel frisa que é importante que as pessoas façam o primeiro acesso de casa e somente em caso de necessidade se dirigir a um dos sete postos. “Não queremos transferir as filas das portas das creches e CMEI para as Estações”, destacou.

 

Segunda etapa

De posse deste cadastro, a SME e os gestores das unidades educacionais vão conferir e analisar os dados, além de realizar uma triagem e a seleção dos novos alunos. O critério utilizado será a proximidade da residência da criança em relação à unidade escolhida. “Então não vai garantir a vaga quem acessar primeiro o site e sim aqueles que morarem mais próximos da creche ou CMEI selecionado”, reafirma Mabel.

As estações de acesso são uma inovação no Estado de Mato Grosso em processos de matrículas. “É a primeira vez no Estado que se monta um aparato deste porte para garantir a comodidade e a tranquilidade dos pais no processo de matrículas”, garante a secretária de Educação.

Além destes postos, dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), espalhados pelos bairros da capital, funcionarão como pontos de apoio e esclarecimento para a população.

Após solicitar a matrícula web, os pais devem aguardar contato da secretaria via SMS, e-mail ou telefone. Eles serão convocados para levarem toda a documentação à unidade para a efetivação da matrícula.

As solicitações que excederem o número de vagas irão compor, automaticamente, um cadastro reserva que será chamado de acordo com o surgimento de novas vagas.

Tags
Mostrar +

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close