Politica

Caravana da Transformação; Estado realiza 12 mil cirurgias oftalmológicas, nas Cinco Edições do projeto

O Governo do Estado atingiu, neste sábado (11.03), a marca de 12 mil cirurgias realizadas nas cinco edições da Caravana da Transformação. A expectativa é que até o final da edição de São José dos Quatro Marcos, que segue até a próxima sexta-feira (17.03), este número chegue a 14 mil, já que existe a previsão de realização de 2.700 a 3 mil cirurgias no município.

O secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira, comemorou o feito. “Cada cirurgia realizada aqui na Caravana é a certeza de que a missão de não deixar nenhum mato-grossense para trás está sendo cumprida. Muitas dessas pessoas que passaram pela cirurgia, aguardavam há anos na fila. Não existe satisfação maior do que atender a quem realmente precisa”, disse Arlindo.

Nos cinco dias de atendimento, 927 cirurgias foram realizadas, uma média de 300 por dia. Os procedimentos oftalmológicos, que também contabilizam os exames que precedem as cirurgias, somaram 20.959 atendimentos. O Estado já atendeu 4.291 pessoas que passaram pelo Parque Municipal Vereador Wilson Souza Rézio.

“O sucesso na realização das cirurgias se deve principalmente ao fato de que com o passar das edições, a coordenação executiva da Caravana vem melhorando o diálogo com os municípios, pois são eles que realizam o que chamamos de busca ativa”, explicou a coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena.

A busca ativa é realizada por equipes multiprofissionais da Saúde da Família dos municípios mato-grossenses. Como a Caravana tem em seu público-alvo pessoas com mais de 55 anos, o munícipio regula este público por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminha aos atendimentos de cada edição.

“Não quer dizer que não atenderemos quem estiver fora dessa faixa etária, mas damos prioridade a quem está precisando mais e os municípios não estão falhando na missão de detectar esse público”, pontuou Simone.

Além de São José dos Quatro Marcos, os municípios de Araputanga, Cáceres, Comodoro, Glória d’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nova Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, Vale de São Domingos e Várzea Grande já passaram pelo evento.

As consultas médicas seguem até a próxima segunda-feira (13.03). Após este período, apenas as cirurgias agendadas serão realizadas no evento.

Tags
Mostrar +

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close