Policia

Continua no xilindró : Juiz mantém Vereador preso com parte ilegal de arma

O vereador Calistro Lemes do Nascimento, o Jânio Calistro (PSD), teve a prisão em flagrante convertida em preventiva na madrugada desta quarta-feira (11), em Várzea Grande. O ex-presidente da Câmara Municipal foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A determinação partiu do juiz plantonista, Eduardo Calmon.

Conforme a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o vereador ainda deve passar pela audiência de custódia e a decisão pela manutenção da prisão ou a concessão liberdade de Jânio Calistro será decidida pelo juiz Abel Balbino Guimaraes, da 4ª Vara Criminal de Várzea Grande.

Calistro estava em um bar no bairro Mapim jogando baralho quando foi abordado por policiais e revistado após uma denúncia de disparos na região. Dentro do carro do vereador foi encontrado uma pistola ponto 40, arma de uso exclusivo por policiais.

O vereador é policial aposentado e por isso não tem autorização para portar a pistola de uso restrito a agentes policiais que estão na ativa. Em seguida ele foi preso e conduzido à Central de Flagrantes.
Mesmo o Ministério Público Estadual tendo se manifestado pela liberdade provisória, o juiz ainda salientou a possibilidade do ex-policial e atual vereador de Várzea Grande perder o cargo devido à condutar incompatível com o cargo.

Ao determinar a conversão do flagrante em prisão preventiva, o juiz plantonista considerou a medida como forma de manter a ordem social, por considerar que a soltura poderia estimular a prática de novas infrações e ainda criar “sentimento de impunidade” na sociedade várzea-grandense.

Por fim, ele redistribuiu o processo para à análise da manutenção da prisão ou soltura do vereador. “Determino a redistribuição do feito ao Juízo competente a fim de ser designada a Audiência de Custódia, com urgência, com a finalidade de analisar a necessidade da manutenção da prisão preventiva ou a concessão de liberdade provisória ao indiciado”, diz trecho da decisão.

foto: reprodução

Gazeta Digital

Mostrar +

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close