Esportes

Prefeitura homenageia personalidades com Mérito Desportivo Cuiabano

A Prefeitura de Cuiabá realizou na noite desta sexta-feira (19) mais uma solenidade de homenagem a cidadãos e entidades que se destacaram nos últimos três anos no campo esportivo da capital mato-grossense. Em sua 5º edição, o evento aconteceu no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, e condecorou 22 personalidades com o título de Mérito Desportivo Cuiabano.

A homenagem é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e é vista como uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do esporte. Para o secretário Francisco Vuolo, a entrega dos títulos vai além de um simples ato de comemoração. Segundo ele, o que o Município tem buscado é valorizar, de forma justa, aqueles que colaboram para a construção da história esportiva de Cuiabá.

“Quando a gente fala de reconhecimento de uma história, estamos pensando no cidadão que batalhou contra todas as dificuldades para construir um momento. A visão que o prefeito Emanuel Pinheiro tem nos passado é exatamente essa de colocar o cidadão que faz o dia a dia da cidade em primeiro lugar. Esse ato representa uma continuidade a nosso trabalho de reconhecimento e também de fomento ao esporte. Além disso, é uma maneira de integrar o segmento no processo de construção de políticas públicas”, comentou Vuolo.

Regulamentada por meio do Decreto Municipal nº 5.527, de 2014, o Mérito Desportivo homenageia não apenas atletas, mas também treinadores, empresas e entidades organizacionais, que incentivam a evolução desse importante campo para a sociedade. Um dos condecorados da noite foi o presidente da Federação Mato-grossense de Futsal, Pedro Martins Verão. À frente da instituição há três anos, Verão tem ajudado tanto na promoção de competições quanto na questão social, atendendo 150 crianças, em estado de vulnerabilidade, com o projeto de escolinha de futsal.

“Tenho certeza que todos nós recebemos essa homenagem com grande emoção, pois cada um em sua modalidade sempre lutou por uma sociedade livre, solidária e justa, por meio do esporte. No Brasil, o esporte ainda é pouco explorado como uma ferramenta de inclusão social. Por isso, é fundamental entender que ele é uma poderosa alternativa para retirar crianças da marginalidade, ensinando uma prática esportiva e, principalmente, mostrando que são capazes de superar seus limites”, destacou o presidente.

Também participaram da cerimônia o secretário adjunto de Esporte, Edílson Odilon, membros do Conselho Municipal de Desporto e Recreação Pública e representante de diversas entidades esportivas.

FOTO SECOM CUIABÁ

Mostrar +

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close