• 11 de novembro de 2019

Entenda o que é “vaporwave”, a nova estética da militância digital bolsonarista

Agência O Globo |

 

Para especialistas ouvidos pelo GLOBO , esse formato enviesado de apoio ao governo  bolsonarista  segue uma tendência mundial que já apareceu na eleição americana de 2016, em um fenômeno conhecido comoTrumpwave .

O nome faz referência ao então candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, e ao movimento vaporwave , uma contracultura incubada na internet que combina elementos nostálgicos e futuristas para produzir uma estética visual e sonora que se coloca, simultaneamente, dentro e fora da cultura pop.

No caso dos EUA, montagens psicodélicas a partir de fotos de Trump e remixagens de discursos do magnata com batidas de música eletrônica inundaram as redes antes da eleição.

A socióloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Esther Solano, que estuda a atuação de grupos bolsonaristas em redes sociais, afirma que a aproximação dessa contracultura a candidatos e ideais de direita e extrema-direita é um fenômeno global. Na Europa, o movimento ficou marcado por conteúdos com tendência xenofóbica e ganhou o apelido de fashwave, em referência à palavra fascist (fascista).

“Uma característica dessa nova direita é ter uma militância pulverizada. Você não tem lideranças muito definidas ou hierarquias sistematizadas, ao contrário de movimentos conservadores tradicionais. Mesmo assim, esse método de ação acaba servindo à retórica dos principais representantes da direita, seja Bolsonaro ou Trump”, afirma Esther.

A nova tendência alcançou sua maior repercussão no Brasil no último dia 16, quando um perfil anônimo no Twitter, representado pela imagem de um pavão com tons néon, ficou entre os assuntos mais comentados da rede social ao divulgar teoria conspiratória contra o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, responsável pela divulgação de diálogos atribuídos ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e ao coordenador da Lava-Jato, o procurador Deltan Dallagnol.

Fonte: Último Segundo – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-06-30/entenda-o-que-e-vaporwave-a-nova-estetica-da-militancia-digital-bolsonarista.html

Rufando Bombo

Matéria anterior

VAZA -JATO: Folha de S.Paulo liberou novas conversas que mostram procuradores em conflito com defesa da OAS e de Léo Pinheiro, peça-chave na prisão de Lula

Próxima matéria

“Nós sabemos o que você fez no governo passado”

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *