• 12 de novembro de 2019

Dicas Unimed: Veja os benefícios que a leitura traz para sua saúde

Começar a ler um livro, seja ficção científica, romance, histórias infantis, contos de fada ou até mesmo sobre o corpo humano, pode trazer benefícios inimagináveis não apenas para a sua mente, mas, em especial, à sua saúde. Estudos comprovam que quem tem o hábito de leitura consegue viver por muito mais tempo. A pesquisa realizada pelo jornal Social Science and Medicine, com mais de três mil voluntários, mostrou que aqueles que se dedicaram cerca de três horas por semana à leitura viveram pelo menos dois anos a mais do que os participantes que não costumavam ler com frequência. E não basta viver por mais tempo, e sim com qualidade de vida. Por isso, quem tem o hábito da leitura também diminui o risco de desenvolver Alzheimer. Vários estudos já indicaram que o estímulo mental da leitura ajuda a retardar sintomas de doenças como Alzheimer e demência. Um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Rush, e publicado pelo jornal Neurology, ambos nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que mantêm o hábito de ler na vida adulta também preservam por mais tempo suas habilidades mentais.

5 motivos para incluir a leitura na sua vida

1. Ajuda a diminuir o estresse. Você sabia que a leitura diária por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% os níveis de estresse? Foi o que comprovaram os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Segundo o estudo, após o breve período de tempo, os voluntários já tinham queda na frequência cardíaca e conseguiam relaxar os músculos do corpo.

2. Fortalece a criatividade. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que leem livros de ficção têm mais probabilidade de aceitar pensamentos diferentes e entendem diferentes aspectos de um mesmo assunto. O que significa que, graças à leitura, as pessoas encontram alternativas diferentes às questões do dia a dia e são mais criativas no trabalho, nos estudos e na vida.

3. Melhora a qualidade do sono. Quem já leu antes de dormir sabe que abrir um livro na hora de deitar não apenas auxilia a adormecer como melhora a qualidade do sono. Por ser relaxante, ajuda a desestressar e pode levar a um sono profundo e reparador.

4. Amplia o foco e a concentração. Está comprovado que quem consegue fazer uma leitura longa tende a fortalecer o foco, afinal, ler uma quantidade considerável de textos requer atenção e concentração. Ter tempo para ler 15 a 20 minutos diariamente pode melhorar sua capacidade de se concentrar e ajudar a ser mais produtivo.

5. Desperta a humanidade. Um estudo da New School, de Nova York, mostra que quem lê ficção tem mais empatia. Entender o estado mental de outras pessoas é, segundo os pesquisadores, uma habilidade importante no aspecto social e faz com que as pessoas se tornem mais humanas e aptas a conviver melhor com o que é diferente com harmonia.

FOTO DIVULGAÇÃO

Informações com Assessoria

Rufando Bombo

Matéria anterior

Abilio Junior chama processo disciplinar de ‘retaliação´e promete ir para o embate

Próxima matéria

Mui amigo: rapaz faz programa com travesti e deixa carro de amigo penhorado

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *