Dicas Unimed Cuiabá; Inclua prevenção e autocuidado ao câncer de mama na sua rotina

Da redação com assessoria

O mês de outubro é conhecido mundialmente e marcado pelo reforço das ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Na Unimed Cuiabá as atividades educativas são realizadas dentro da Aquarela da Saúde e o cuidado aos diagnosticados pela doença é feito de forma humanizada e especializada na Jornada do Paciente Oncológico (JPO).

A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Na maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O médico mastologista, Dr. Luciano Florisbelo da Silva explica que este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. “O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações podem ser consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce a realização do autoexame – exame de toque das mamas. Ele deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação”, ressalta.

DADOS

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A doença está entre as que tiveram a prevenção e tratamento afetados pela pandemia da Covid-19. Por isso manter o autocuidado e ações preventivas são ações importantes.

O especialista destaca ainda que o câncer de mama é uma doença curável e prevenível. Para isso é necessária a inserção de hábitos saudáveis (alimentação equilibrada, atividades físicas e evitar bebidas alcoólicas e produtos derivados de tabaco) e cuidados com a saúde (autoexame, visitas periódicas ao médico e exames preventivos). “No câncer de mama a prevenção e a rotina de autocuidado são fundamentais. Vale destacar que cerca de 10% dos casos são de caráter hereditário, por isso investir em hábitos saudáveis e cuidados com a saúde pode reduzir o risco de adquirir a doença”, alerta o mastologista.

Outro fator importante frisado pelo médico é que não há uma causa específica para o surgimento do câncer de mama, mas diversos fatores podem influenciar, tais como: envelhecimento, excesso de peso, sedentarismo, histórico familiar para a doença, consumo de álcool, exposição à radiação ionizante (proveniente da radiação eletromagnética e gama, presente nos aparelhos de raios X e algumas frequências de ultravioleta).

“Por isso é importante que a mulher conheça seu corpo e fique atenta aos sinais de alerta. Entre eles: alteração na assimetria da mama, desvio ou inversão do mamilo, alteração na coloração do mamilo, vermelhidão no mamilo ou na mama, e secreção avermelhada, rosada ou incolor. Os sinais devem ser investigados pelo médico, e podem ser relacionados a doenças benignas.”

AQUARELA DA SAÚDE

A atividade tem por finalidade a educação em saúde e o autocuidado. Fazem parte da Aquarela conteúdo para redes sociais, com destaque ao cuidado e prevenção. No mês de outubro a cor é o rosa e o tema “Diagnóstico precoce é vital na luta contra o câncer de mama”.

JPO

A Jornada do Paciente Oncológico (JPO), é uma rede de apoio à prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer com objetivo de aprimorar os cuidados que os clientes Unimed Cuiabá já recebem. Ela foi criada baseando-se nas recomendações do Projeto OncoRede da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e implementa um novo modelo de cuidado para tratamento do câncer.

Todos os clientes da Unimed Cuiabá diagnosticados com câncer são elegíveis para a Jornada. Os pacientes em Intercâmbio dependem da autorização da Unimed de Origem.

Para mais informações acesse o site da Unimed Cuiabá

Rufando Bombo

Matéria anterior

Redução na telefonia; Contas de celular e internet vão ter desconto de até 52% no valor do ICMS em 2022

Próxima matéria

Nota Cuiabana sorteia R$ 80 mil em prêmios nesta segunda-feira