Cotidiano

Vinde e Vede reúne católicos nesta terça e abre campanha da fraternidade2019

Dos mais novos aos mais velhos, o Vinde e Vede sempre tem boas histórias para contar, e costuma trazer novidades. Bênçãos, curas, pedidos e milagres são marcas do retiro católico. Tanto Camila Rêgo e Antônio Cordeiro, com 24 e 22 anos respectivamente, participantes do Grupo de Oração Sagrado Coração de Maria, quanto para a Irmã Madalena, da Congregação Irmãs Ursulinas, 70 anos, o encontro foi muito esperado.

Assessoria Vinde e Vede

Vinde - público

Os jovens Camila e Antônio que pela terceira vez participam do Vinde e Vede, contam que esperam viver uma experiência nova no encontro. “Sempre tive o desejo de participar e ter contato com o pessoal aqui da igreja. É muito gratificante poder sentir essa união. Ontem eu já pude sentir uma paz muito grande”, revelou Camila Rêgo.

Responsável por 400 alunos necessitados não somente de recursos financeiros mais principalmente do convívio fraterno de familiares e amigos a Irmã Madalena do Centro Popular Dorcelina Fulador na Paróquia São Sebastião, no bairro Vila Artur em Várzea Grande, afirma que o Vinde e Vede é uma vitrine para seu trabalho além de uma oportunidade para rever os amigos.

“Oferecemos 40 cursos em dois semestres por ano. São semi-gratuitos. Além das pessoas carentes atendemos pessoas que sofrem de depressão vindas indicadas por médicos ou com outros males que precisam de um ombro amigo. O nosso tratamento baseado no amor, amizade, carinho, conversas, oração e trabalhos manuais, dura em média um ano”, relatou, a religiosa que está no Brasil há 44 anos.

Há 18 anos consecutivos participando do encontro e neste ano servindo no refeitório, Renata já vivenciou grandes momentos, mas destaca que o mais marcante deles foi no primeiro. “Minha vida estava complicada, mas mesmo assim eu vim com meu filho de dois anos. O acolhimento que me fizeram foi maravilhoso e eu me senti amada”, lembra. E foi no primeiro retiro que Renata conheceu seu marido Maciel Mendes e após alguns anos e encontros no Vinde e Vede eles iniciaram o relacionamento. Hoje, em família, eles vivenciam novas experiências no encontro. “É uma alegria enorme servir aqui e saber que nossos filhos também estão no mesmo caminho. São coisas que Deus nos proporciona”, comenta.

O projeto social “Sonha Brasil”, realizado há 23 anos no bairro Pedra 90 em Cuiabá, também é um exempli que pode ser conhecido no 33º Vinde e Vede – 2019. Sob a direção das Irmãs Beneditinas atende a 130 meninas de oito a 16 anos no contra turno da sala de aula. “São meninas vindas de famílias carentes que têm a oportunidade de fazer oficinas manuais, recebem alimentação e orientação espiritual. O objetivo maior é orientá-las para a vida”, afirma Irmã Leontina.

TENDAS VOCACIONAIS 

Assessoria Vinde e Vede

Vinde - irmãs agostinianas

As Irmãs Agostinianas e o Seminário do Cristo Rei, não poderiam faltar durante o carnaval católico, já que muitos jovens frequentam o local e podem despertar pela vocação religiosa. Ambos, instalados em Várzea Grande, Irmã Tereza, explica quais são os procedimentos para as jovens postulantes a Noviças.

“Todas as moças que se interessam pela vida religiosa são enviadas para a escola de evangelização que fica no estado do Paraná, lá elas permanecem em estudo por um ano. Depois são enviadas para Mato Grosso, aqui em Várzea Grande onde permanecem em estudo por três anos, canônico, postulado e pastoral. Na sequência elas processam o voto por cinco anos seguidos”, detalhou, a Irmã que vocacionalmente trabalha coma evangelização de crianças.

Foto: Mayke Toscano/ Gcom-MT

O 33º Vinde e Vede teve início sábado (02) e prossegue até amanhã (05), com entrada gratuita no Memorial João Paulo II, bairro Morada do Ouro II. As linhas de ônibus disponibilizadas pela Prefeitura são 321 e 311.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

4º Dia 05/03/2019-TERÇA FEIRA : Kairós

10h00 – Grupo de Oração e Louvor

11h00 – 1ª Pregação – “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” com Pe. Ivan,CN

12h00 – Intervalo

13h30 – Santo Terço

14h00 – Animação/Coreografia

14h30 – 2ª Pregação – “A Fé que sustenta a Família” com Rodrigo Ferreira

16h00 – Intervalo e Coreografia

16h20 – Louvor

17h00 – 3ª Pregação  – “Jesus, Maria e José, Minha Familia Vossa é” com Rodrigo Ferreira

18h20 – Consagração

18h30 – Intervalo

19h00 – Espetáculo Família

19h20 – Louvor

19h40 – Santa Missa presidida por Dom Milton e Abertura da Campanha da Fraternidade

21h00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento

22h30 – Sorteio e encerramento

Mostrar +

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close