Cotidiano

Clima seco: Defesa Civil descarta chuva nos próximos dias em Cuiabá

O  coronel Paulo Wolkmer, coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, descartou a chance de chuva na capital mato-grossense nos próximos dias. Segundo os dados recebidos pelo órgão, o tempo continuará seco, mesmo com a chegada da frente fria que derrubou a temperatura na ‘Cidade Verde’. Na manhã desta sexta-feira (10), a umidade relativa do ar chegou a 28%.

O coronel ainda disse que a umidade nesta manhã chegou aos 28%: “Sendo assim, na parte da tarde, há a possibilidade que atinja os 20%. É bem crítico. A frente fria trouxe uma melhora apenas no bem estar, do clima mais ameno. Mas a umidade continua muito baixa. Para que se tenha uma ideia, ontem – no mesmo horário – estava com 56%”.

“Aqui em Cuiabá temos uma massa de ar quente seca que vem da região norte do país para cá. Ela se encontra aqui e impede o avanço. Geralmente, essas frente frias que vem do sul do país, causando chuvas e quedas bruscas de temperatura, chegam aqui sem a umidade. As precipitações acabam ficando já na parte sul de Mato Grosso do Sul”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é que no próximo sábado a mínima seja de 17ºC em Cuiabá, com a máxima durante a tarde podendo atingir os 34ºC. No domingo, os termômetros devem variar entre 19ºC e 38ºC.

A primeira frente fria do inverno bateu recorde em Cuiabá e derrubou a temperatura para 11ºC, tornando a madrugada do dia 11 de julho a mais fria do ano até agora, em Cuiabá.

Quem viu Cuiabá com um clima ameno na manhã de quinta-feira (09) quase não imagina que a tarde da última quarta-feira (08) foi a mais quente do ano na capital mato-grossense. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,4°C de temperatura máxima.

Fonte : Olhar Direto

Foto : Marcio Eça

Mostrar +

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close