• 28 de fevereiro de 2020

Ao retornar de viagem da Ásia mulher é internada em Rondonópolis por suspeita do Coronavírus

DE A GAZETA

Uma Mulher de 34 anos, que acabou de voltar de uma viagem à Ásia, está no isolamento do Hospital Regional de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) com sintomas de gripe. O caso está sendo trabalho como suspeita de coronavírus. Apesar de não ter ido à China, foi necessário adotar todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Esse é o primeiro caso suspeito em Mato Grosso. 

A paciente foi quem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do município informando que estava na Ásia e que chegou em Rondonópolis na quinta-feira (5) com sintomas de gripe. 

Sendo assim, a prefeitura mobilizou uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que a levou para o Hospital Regional, onde segue no isolamento. 

“Por precaução, em função dos casos do novo coronavírus identificado no início deste ano, a paciente está em isolamento na unidade para fazer exames e avaliação clínica com infectologista. O caso será devidamente informado ao Ministério da Saúde”. 

Foi informado que todos os profissionais seguiram os protocolos de atendimento e a ambulância usada no transporte dela passou por esterilização e ficará sem ser usada até a próxima segunda-feira (10).

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estao de Saúde (SES) e foi informada que a equipe técnica está trabalhando no caso e que uma nota será divulgada ainda nesta sexta. 

Casos em Cuiabá

Foi informado pela Prefeitura de Cuiabá que os casos suspeitos de coronavírus identificados na cidade serão isolados no antigo Pronto-Socorro, no bairro Bandeirantes. A unidade já está preparada para atender os pacientes. Vale ressaltar que não há casos suspeitos na cidade. 

Os sintomas do novo coronavírus podem ser confundidos com um resfriado: febre, tosse, dificuldade para respirar. A orientação do Ministério da Saúde é dar atenção aos cuidados básicos para reduzir o risco de contrair e transmitir infecções respiratórias, como é o caso do novo coronavírus.

Veja as dicas para evitar o contágio

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; 

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; 

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; 

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; 

Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Fábio Motta/AE

Rufando Bombo

Matéria anterior

População opina se o Governador Mauro deve ou não aceitar o desafio do Presidente em cortar o ICMS dos combustíveis

Próxima matéria

Bolsonaro vem a MT na próxima semana entregar último trecho da BR-163

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *