• 22 de novembro de 2019

Amad promove em novembro corrida contra diabetes no Parque da Águas

Por Alessandra Barbosa – Assessoria

Para chamar a atenção da sociedade sobre o crescente número de casos de diabetes, a Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético, durante a Semana de Combate ao Diabetes, realizará a “1º Corrida Contra Diabetes”, no dia 17 de novembro, com largada e chegada no Parque das Águas. O percurso será de 5KM e 10KM

As inscrições para a 1ª Corrida Contra Diabetes podem ser feitas através do site: www.morro-mt.com.br . O primeiro lote será no valor de R$ 75,00 e tem vagas limitadas.

A prova será disputada nos percursos de 5 e 10 km e oferece premiação aos 3 primeiros colocados no geral masculino/feminino de cada modalidade e medalha para todos os inscritos que completarem a prova.

Durante o evento, que se iniciará às 7h, haverá gratuitamente exames de glicemia capilar para medir o nível de açúcar no sangue. Haverá também a presença de especialistas (endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos) para prestar orientações à população no local.

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), uma a cada 12 pessoas no mundo tem diabetes, sendo que uma a cada duas pessoas com a doença não sabe que a tem.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabete deverá ser a sétima principal causa de morte em 2030. No Brasil, a doença acomete 8,6% da população, o que significa que mais de 11 milhões de pessoas estão com níveis elevados de açúcar no sangue. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos são portadores de diabetes tipo 2, caracterizado por uma resistência à ação da insulina e na grande maioria das vezes associado à obesidade. No caso de diabetes tipo 1, a doença acomete crianças, adolescentes e adultos jovens, na maioria dos casos sem obesidade associada.

O endocrinologista Dr. Marcelo Maia, da Associação Mato-Grossense de Atenção ao Diabético, ressalta que a corrida propõe chamar a atenção para prevenção e tratamento da diabetes através da prática de atividade física, além de celebrar o dia de alerta criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde, em 14 de novembro, conhecido como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

“Nosso interesse é atrair e conscientizar as pessoas através da atividade física e da alimentação saudável, pensando na prevenção. Através da atividade física e alimentação saudável podemos prevenir até 68% de novos casos de diabetes tipo 2. Além de informar aos que já foram diagnosticados com a doença, que se ela acompanhar o tratamento a risca, poderá conviver com a doença sem complicações e com vida longa, como todos nós pretendemos”, destacou o médico.

Serviço:

O que: 1ª Corrida Contra Diabetes

Quando: 17 de Novembro

Percursos: 5 e 10 km

Inscrições: www.morro-mt.com.br

Informações: (65) 99222-9364

Rufando Bombo

Matéria anterior

Governador e presidente do Detran-MT lançam parcelamento de dívidas no cartão de crédito em até 12 vezes

Próxima matéria

500 Cargos…Mesmo após escândalo, Queiroz ainda influencia indicações no gabinete do senado Flávio Bolsonaro

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *