“A cadela do fascismo sempre está no Cio” Hermes de Abreu

A conjuntura política no Brasil é mais grave que a vã vontade individual possa nos querer fazer pensar. Chamo todos à reflexão.

Não se brinca com uma ameaça como a que estamos vivendo. O compromisso da minha geração era vencer a ditadura.

Os compromissos das gerações posteriores é o de garantir e avançar no aprofundamento e aperfeiçoamento da democracia.

Sofremos muito. Muitos viveram torturas, exílios e até a eliminação física. Não é hora de tergiversar. O país precisa de todos nós.

A nossa história é de quarteladas, golpes, contragolpes e violências de todas as ordens.

Tivemos uma escravidão tão cruel e dissimulada que alguns até chegaram a falar no Brasil cordial, o que não é verdade. As elites deste país são uma das mais cruéis da história da humanidade.

É preciso lutar a boa luta. É um momento que o país precisa de todos os democratas em um projeto comum, não para satisfazer o seu ideal de sociedade, mas para preservar a sociedade democrática possível.

O cenário é catastrófico em todos os ângulos. Não se iludam, temos alguns dos mais sagrados patrimônios da humanidade sendo paulatinamente destruídos – é preciso reagir.

O meio ambiente, com o discurso do progresso e enriquecimento sendo brutalmente destruído; os direitos trabalhistas construídos ao longo de décadas e décadas de lutas sendo desmontados; as empresas públicas sendo leiloadas nos banquetes do sistema financeiro; as terras dos povos ancestrais passando para um modo de produção irreversível de destruição total; um cerrado que está virando uma savana em nome da riqueza de alguns e a ilusão de outros; as instituições democráticas sendo afrontadas abertamente e de forma violenta.

Enfim, daria para escrever um livro, mas não tenho nenhum interesse nisso. Sou sol poente! Mas é preciso chamar os brasileiros à responsabilidade. Sobretudo a juventude!

Ou reagimos dentro do processo civilizatório para dar rumo ou o país entrará em colapso – o que até interessa a alguns, mas não é o interesse da maioria.

Vejo com preocupação as manipulações canalhas dia e noite ganhando forças, mas o cidadão responsável, como sei que ainda são a maioria, precisa agir. O país espera de cada um dos seus filhos a defesa intransigente da democracia e dos interesses coletivos. Esse é meu desabafo e meu protesto! Ou construímos uma saída ou o país viverá dias difíceis, porque a cadela do fascismo sempre está no cio!

(*) HERMES DE ABREU, advogado e democrata, foi deputado estadual em Mato Gross

Rufando Bombo

Matéria anterior

Redução na telefonia; Contas de celular e internet vão ter desconto de até 52% no valor do ICMS em 2022

Próxima matéria

Nota Cuiabana sorteia R$ 80 mil em prêmios nesta segunda-feira